5 mulheres que nos inspiram #8demarço



Por muito tempo, a Medicina foi um ambiente tipicamente masculino como reflexo de um comportamento da sociedade. Muita coisa mudou desde o início dos tratamentos médicos até hoje. E, mesmo enfrentando alguma resistência no mercado, cada vez mais, mulheres são vistas, reconhecidas e valorizadas por seu trabalho. 

Atualmente o papel da mulher nas diversas áreas da saúde, especificamente na medicina, acaba sendo um reflexo das conquistas femininas e do aumento do seu protagonismo na área da saúde, desafiando a sociedade histórica em que somente o homem tinha voz e que poderia exercer a profissão. As mulheres são exemplos de atenção, cuidado, foco, criatividade e profissionalismo em todas as áreas em que atuam. Essas e outras características se encaixam perfeitamente à anestesiologia e à inovação, temas que nos cativam 24/7 aqui na Anestech.

Por isso, em homenagem ao dia 8 de março, marcado como o Dia Internacional da Mulher, ressaltamos mulheres que deixaram suas marcas e que estão fazendo parte da história, exercendo papel importante em meio a uma pandemia que assolou o planeta.

Neste post, você irá encontrar mulheres que nos inspiram na saúde e na inovação, mulheres que fizeram história na Medicina e foram precursoras nas conquistas femininas na profissão.

Dra. Josefa Dantas de Aguiar

Médica anestesiologista, Dra. Josefa é linha de frente no combate à Covid-19 em Manaus e vem exercendo um trabalho fundamental para salvar vidas na cidade. Temos uma admiração enorme pela Dra. Josefa que além de entregar todo seu comprometimento com a segurança dos seus pacientes, é uma das clientes mais exigentes do AxReg, contribuindo com sua experiência em apontamentos para melhorias no uso da nossa solução.

Dra. Aline Chibana

Médica, atua como anestesiologista e assessora da gestão da prática médica, é presidente da Fundação para Segurança do Paciente e tem como bandeira a discussão e a formatação de práticas que garantam a segurança do paciente. Dra Aline é uma parceira de longa data da Anestech e nossa principal referência quando o assunto é Segurança do Paciente.

 

Dra. Thelma Assis

Médica anestesista, ficou conhecida nacionalmente após participar e vencer o reality show BBB 20. Thelma deu exemplo de profissionalismo e compaixão no início deste ano ao entrar na linha de frente contra a Covid-19 em meio ao colapso da saúde em Manaus e ajudar o movimento Respira Amazonas na arrecadação de doações para compra de cilindros de oxigênio, EPIs (equipamentos de proteção individual) e outros recursos para o sistema de saúde do estado.

Patrícia Ilha 

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem com ênfase em novas tecnologias para saúde. Nossa Gerente de Produto e DPO, faz parte da história da Anestech desde sua criação. Compartilha valores, visões e objetivos em sinergia com o time e nos presenteia com sua experiência a cada dia diretamente da Estônia, enfrentando um fuso horário maluco sem perder o foco, a determinação e o compromisso com a entrega de um produto de qualidade e sempre melhor para o setor da Saúde.

Tatiana Martins

Enfermeira, Mestre e Doutoranda em Enfermagem, tem como linha de pesquisa a área cirúrgica, enfocando os cuidados preventivos às infecções hospitalares e visando a segurança do paciente. Tatiana, Tati pra gente, cuida dos nossos clientes como cuidava de seus pacientes: com atenção, comprometimento e agilidade. Responsável pelo Sucesso do Cliente, é parte fundamental para a construção da área que preza pela melhor experiência dos clientes em nossas soluções.

Entre nossas homenageadas, não podemos deixar de lado mulheres precursoras nas nossas conquistas femininas. Por isso, dedicamos menções honrosas a elas:

Dra. Elizabeth Backwell: Foi a primeira mulher a ser titulada como médica mundialmente, recebendo o diploma nos Estados Unidos no ano de 1849.

Dra. Leonor Horta de Figueiredo: Foi pioneira em Minas Gerais, sendo a primeira mulher nacionalmente a obter a Titulação de Especialista em Anestesiologia.

Dra. Nádia Maria da Conceição Duarte: Foi a primeira presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), eleita no ano de 2011, após 22 anos como sócia.

Dra. Maria Augusta Generoso Estrela: Foi a primeira mulher com diploma de medicina no país, no ano de 1881. Mesmo sendo brasileira não conseguiu a titulação nas universidades do Brasil, sendo então certificada no New York Medical College and Hospital for Women nos EUA.

Nosso mercado ainda é bastante desigual. Já ouvimos de algumas parceiras e clientes que suas histórias foram de esforço por respeito e valorização. Para nós, a sociedade poderia apresentar uma nova forma de lidar com a igualdade de gênero, afinal já evoluímos o bastante, mas sabemos que a realidade nos surpreende a cada dia. 

Por aqui, na Anestech, tentamos fazer a nossa parte, mas temos muito para melhorar. Somos uma empresa formada por uma equipe diversa, onde muitos dos cargos de liderança são representados por mulheres como Patrícia e Tatiana, altamente profissionais, com visão de negócio e uma habilidade única para gestão de pessoas. 

Neste Dia Internacional da Mulher, queremos homenagear todas as mulheres que lutam pela vida. 

8 de março, dia Internacional da Mulher!

Kim Kristtal Schenini

Autor:

Líder de Marketing, traz consigo uma paixão por contar histórias e tornar ideias viáveis. Mente afiada e pragmática, ama tecnologia, comunicação, histórias que transformam vidas e pessoas. Especialista em produção multimídia, marketing e audiovisual.