Se tivéssemos que resumir em uma palavra o evento realizado pela Anestech nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018 no hotel IL Campanario Vilaggio Resort, em Florianópolis; talvez a mais apropriada seria o verbo aconchegar. Foram quatro meses de preparativos, contatos, arranjos, e planejamento para conseguir reunir na Ilha do Silício as ideias e perícias de profissionais de áreas do saber e do fazer diversos, mas confluentes. Vale dizer que todo esse esforço contou com o patrocínio decisivo do Whitebook e Healthchess e o apoio oportuno da Eretz.bio e da Academia Médica, sem os quais teria sido mais difícil atingir o objetivo.
“Anestesia 4.0: Ressignificando o papel do anestesiologista a partir da excelência de seus dados”, foi o lema que serviu de divisa ao evento. Todas as dissertações dos oito palestrantes convidados, cada um com suas matizes próprias, tiveram como fio conector precisamente isso: a excelência dos dados como elemento catalisador e impulsor do novo papel que o anestesiologista está sendo chamado a desempenhar em um futuro tão próximo que quase é presente.
Não foi uma reunião febril de nerds amadores compartilhando as últimas novidades de algum artifício digital. A maioria das exposições foram sim muito tecnológicas, atuais, amenas, mas de enorme seriedade. Basta só enxergar os títulos das palestras e o calibre dos palestrantes para inferir a natureza da reunião:
- Dr. Enis Donizete: “O futuro do associativismo em Anestesiologia”
- Dr. Thiago Schutz: “Lei Geral da Produção de dados: Seja um Doador de Dados.”
- Dr. Ricardo Simoni: “Empatia em Anestesiologia: Uma Nova Visão Além do Faturamento”
- Equipe Anestech: “MAR ( Mobile Anestech Release) – AxReg 4.0”
- Dr. Márcio Lacerda: “Anestesiologia nas Redes Sociais”
- Dr. João Beolchi: “O Cirurgião na Anestesia 4.0 – Foco na Excelência”
- Dr. José Barbosa de Souza Jr.: “Gerenciando e Fazendo Riqueza com a Anestesiologia”
- Edimar Chipil: “Faturando 3,3 Bilhões Em Procedimentos Anestésicos Através de Plataformas Digitais”
O campeão da jornada, porém não foram os dados per se, mas o anestesiologista. Assim como para tirar a Excálibur da pedra foi preciso um Artur, para agregar valor e sentido aos dados é preciso o anestesiologista. Um anestesiologista mais engajado, articulador, atualizado, gerador de conhecimentos, empático, sociável, garantidor de segurança, produtivo e valorizado.
Mas e Excálibur? É aí o sonho da equipe da Anestech: forjar uma ferramenta que permita ao anestesiologista fender a pedra da monotonia, saltar as nuvens, revirar os dados e defender seu espaço agregando valor.
O AxReg já não é mais um protótipo, é uma ferramenta cada vez mais abrangente, integradora, eficaz, resolutiva e madura. AxReg agora é AxReg 4.0.
Por: Dr. Erick Balebona