Conheça as principais certificações e acreditações hospitalares



As certificações e acreditações hospitalares são mecanismos que comprovam a qualidade, segurança e eficiência dos serviços oferecidos por uma organização. Esses títulos conferem confiança e credibilidade às instituições, por isso são almejados por hospitais do país no mundo inteiro. A seguir, mostraremos quais são as principais certificações e acreditações hospitalares. Confira!

Certificações e acreditações hospitalares: conheça 7 títulos para aumentar a confiança e segurança das instituições
Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)

A HIMSS atua no desenvolvimento de soluções que proporcionam melhorias para o setor. Para isso, a organização atua em diferentes frentes, no mundo todo, disponibilizando treinamentos e outras soluções. Entre as soluções está o Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM). 

EMRAM é um Modelo de Adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) que permite às instituições utilizarem todo o potencial das soluções digitais. Para implementar a solução, as instituições precisam passar por 7 estágios do HIMSS.

Em cada estágio, a instituição deve atender requisitos que garantam que seus processos estão sendo realizados de forma automatizada, proporcionando segurança e um atendimento eficiente e humano ao paciente. Nesse sentido, recursos como Beira-Leito, ferramentas de BI, sistema de suporte à decisão clínica, registro de anestesia e para checagem da medicação serão fundamentais.

Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A ONA é uma instituição brasileira que avalia a qualidade e segurança dos serviços prestados aos pacientes. A organização é uma das principais e com maior impacto em sua área de atuação, por isso é muito procurada pelas instituições que querem aprimorar sua gestão e elevar a qualidade de seus serviços.

Instituições que são certificadas pela ONA transmitem segurança aos pacientes e profissionais, além de ter sua marca valorizada no mercado. A acreditação da ONA é dividida em três níveis:

  • Acreditado: é responsável pelos processos de segurança aos pacientes;
  • Acreditado Pleno: é uma acreditação adicional para a instituição, o planejamento e a organização na gestão integrada;
  • Acreditado com Excelência: inclui todos os requisitos e procedimentos para que o hospital conquiste excelência em sua gestão.

Joint Commission International

A ONG utiliza indicadores de segurança internacionais, acesso e continuidade a tratamentos e capacitação dos profissionais de saúde para avaliar as instituições. Seu foco é aprimorar a segurança e qualidade de cuidados oferecendo serviços de avaliação, formação e publicações de apoio. A organização atua em mais de 90 países e estabelece padrões rigorosos e internacionais de qualidade para certificar os hospitais.

Accreditation Canada

A Accreditation Canada capacita os hospitais a oferecer atendimento de qualidade e segurança superior, além de garantir a alta performance de suas operações. A organização atua focada em três frentes de trabalho:

  1. governança clínica;
  2. medicina de evidência;
  3. sobrecarga dos colaboradores.

Para ajudar as instituições a promover a melhoria nos serviços, a organização auxilia no entendimento dos processos e na eliminação do fluxo de padronização.

Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO)

A Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde atua com foco na conquista de resultados eficientes. Para isso, oferece ensinamentos e conhecimentos em gestão de risco. A NIAHO promove medidas de proteção à vida e saúde do paciente e atua na gestão de riscos. Com isso, os procedimentos relacionados com a avaliação e alta dos pacientes são controlados com maior rigor para evitar erros e prejuízos.

Certificação OHSAS 18001

A Occupational Health and Safety Management Certification (Programa de Certificação para Saúde e Segurança Ocupacional) faz parte da OHSAS 18000, uma norma que ajuda a identificar, controlar e diminuir os riscos para a saúde e segurança no trabalho. A OHSAS 18001 garante um melhor gerenciamento dos riscos, cria uma cultura corporativa, torna a equipe mais eficiente, amplia a qualidade do atendimento aos pacientes e a produtividade das equipes.

Certificação ISO 9000

A International Organization for Standardization (ISO) é a organização de padronização mais importante para as instituições de saúde. A entidade está presente em mais de 185 países. No Brasil, quem representa a ISO é a ABNT, norma que atesta que os processos do hospital atendem a satisfação de seus pacientes, com excelência em seus procedimentos.


Pixeon

Autor:

Empresa de tecnologia para a saúde, conta com um portfólio completo de softwares de gestão para hospitais, centros de diagnóstico por imagem, laboratórios e clínicas. Combinando capacidade de entrega rápida, suporte local em todo país e produtos robustos.

           
Posts relacionados