O Hospital Santa Izabel mostra mais uma vez que é referência, não só em na região nordeste, mas no Brasil inteiro ao alcançar a certificação máxima da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) e entrar no seleto grupo de instituições que podem ser chamadas de “Hospitais Digitais” com certificação HIMSS EMRAM 7.
A conquista não é uma surpresa para instituição, gerida pela Santa Casa da Bahia, pois é fruto do trabalho de aproximadamente um ano e de investimentos em todas as áreas, com o intuito de integrar todos os setores, eliminar o uso de papel, melhorar a comunicação, assistência à saúde e segurança dos pacientes e colaboradores.
A Consultora em Tecnologias Faíla Pereira que esteve à frente desse projeto nos conta um pouco sobre essa conquista:
“A preparação para a certificação HIMSS 7 começou aproximadamente há um ano, quando começamos a implementar diversas ações focadas na transformação digital dentro de nossa Instituição, visando a automatização e eliminação de papéis. Uma dessas ações foi a implantação do AxReg, que obteve grande aceitação e engajamento da equipe de anestesiologia. Apesar da adoção da ficha anestésica digital não ser um requisito mandatório para a certificação, contou bastante durante a avaliação, pois demonstra nossa maturidade de transformação digital em todas as áreas de nossa instituição, e os avaliadores ficaram bem impressionados com a adoção da ficha anestésica da Anestech e dos benefícios que a mesma trouxe para a instituição.”
Para o anestesiologista e gerente Médico Dr. Luis Martinho, o processo de certificação trouxe uma série de benefícios, principalmente para a segurança dos procedimentos assistenciais e gestão.
“O investimento em tecnologia em todos os setores da instituição trouxe diversos benefícios além da conquista da certificação. Falando mais especificamente do centro cirúrgico, a adoção da ficha anestésica digital foi um ganho muito grande de segurança e melhoria no fluxo de trabalho dos anestesiologistas, pois facilitou o registro, melhorou a qualidade das informações e a integração com nosso PEP trouxe mais segurança aos dados. Tivemos uma grande diminuição no número de glosas referentes aos registro anestésico, o que resultou também em ganho financeiro e também conseguimos fechar o último ponto da integração de toda a cadeia medicamentosa da instituição.”
O Hospital Santa Izabel é cliente da Anestech desde 01/2019, e já foram realizados 4.061 procedimentos com registro 100% digital dentro da plataforma AxReg.
Os próximos passos desta parceria são a integração de dados de faturamento e também o crescimento da entrega de valor do centro cirúrgico para a manutenção e conquista de novas certificações.
É muito gratificante para nós ajudar a melhorar a assistência à saúde no Brasil e levar inovação aos centros cirúrgicos através da Anestesiologia.