Segurança Anestésica: Qual o Peso Ideal dos Pacientes?

Anestesiologistas estão habituados a usarem correções de peso para calcular doses de fármacos no momento da indução anestésica. Mas qual a fórmula correta para isso?

 

É comum vermos cálculos como “Altura – 105” para sexo feminino e “Altura – 100” para sexo masculino.

 

Entretanto em 2017 Moreault et al, do  Institut Universitaire de Cardiologie et Pneumologie de Québec – Université Laval, Québec City, Québec, Canada (J.S.B.), fizeram uma proposição interessante: simplificar o cálculo do peso ideal¹.

 

Atualmente existem múltiplas fórmulas para o cálculo do peso ideal, porém com resultados discordantes entre elas. Isso na prática não tem muita importância em pacientes normopesos e sem maiores complicações, mas para pacientes obesos, ou com sério compromisso respiratório, é de suma importância². O raciocínio deles está baseado no índice de massa corporal normal (20 a 25 kg/m²) tomando 22 kg/m² como a sua constante ideal. A fórmula então seria a seguinte:

 

Pi=(M)²x22

(Peso ideal é igual a altura do paciente em metros ao quadrado multiplicada por 22).

 

Uma vantagem adicional da fórmula é que pode ser aplicada a homens e mulheres por igual. Para amostra dois exemplos práticos:

 

O peso ideal para um homem de 1.80m seria  (1.80)²x22 = 71.28 kg

O peso ideal para uma mulher de 1.65m seria (1.65)²x22 = 59.89 kg

 

Atenção: neste caso o peso ideal é só um cálculo obtido da média de um intervalo de índice de massa corporal saudável, que vai de 20 a 25 kg/m². De jeito nenhum o peso saudável está limitado a uma idealização matemática que sem dúvidas facilita os cálculos, mas não dita padrões de perfeição.

 

Um dos objetivos da Anestech é estar na vanguarda da aplicação da informação atualizada na prática anestésica diária. Em breve sua ferramenta AxCalc também incluirá a Fórmula de Moreault como alternativa ao cálculo do peso ideal.

 

Depois de ler até aqui, responda à enquete abaixo:

Em relação ao Peso Ideal dos pacientes submetidos à anestesia:

– Moreault, O, Lacasse, Y, Bussières, JS Calculating ideal body weight: Keep it simple. Anesthesiology 2017; 127:203–4

–  MacDonald JJ, Moore J, Davey V, Pickering S, Dunne T. The weight debate. J Intensive Care Soc. 2015 Aug;16(3):234-238.