Armazenamento em nuvem: benefícios para o setor de saúde



A formação digital, o uso de tecnologias e sistemas vem crescendo nas instituições de saúde. Os processos automatizados aumentam a segurança na gestão hospitalar e preservam informações importantes que devem ser arquivadas. O setor da saúde produz uma quantidade enorme de dados, que além de garantir um bom atendimento ao paciente, direcionam os médicos em seus diagnósticos. Portanto, conservar esses dados é de extremo valor, o que traz à tona a necessidade do armazenamento em nuvem.  

A verdade é que muitas instituições ainda desconhecem a importância da automação dentro da saúde. No entanto, os processos manuais colocam em risco a segurança das informações do paciente, do hospital e dados imprescindíveis no trabalho dos médicos.  

Afinal, a papelada é perecível com o tempo. Além disso, os arquivos de papel podem estar rasurados, ilegíveis e até mesmo serem perdidos. O que ainda é mais grave.  

Um sistema de automação, com armazenamento em nuvem é uma solução eficaz. Que permite que os serviços de saúde usem uma rede acessível, de forma remota. Onde vão armazenar grandes volumes de dados em um ambiente seguro.  

Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre armazenamento em nuvem. Vamos lá?  

O que é o armazenamento em nuvem?  

O armazenamento em nuvem é um modelo de computação que acomoda os dados por meio de um servidor. As informações são transmitidas e arquivadas em um sistema remoto. Logo após, gerenciadas, armazenadas em backup e disponibilizadas ao usuário por uma rede.  

A segurança desse armazenamento ainda é uma preocupação entre a gestão hospitalar de alguns lugares. No entanto, os provedores podem amenizar esses medos. Através de criptografia de dados e autenticação.  

Recursos como esses aprimoram a segurança dos dados acondicionados. Dessa forma, os ambientes digitais são considerados os mais seguros 

Os benefícios do armazenamento em nuvem  

Para quem trabalha com a gestão de clínicas, consultórios e hospitais, o armazenamento em nuvem pode trazer diversas vantagens.  

Essa tecnologia facilita o acesso as informações no dia a dia. Deixando à mão todos os documentos necessários. Além disso, torna o ambiente mais seguro e moderno.  

Veja alguns dos ganhos para o setor de saúde.  

Mais eficiência  

A tecnologia de armazenamento pode facilitar diversos processos. Principalmente os mais burocráticos. Como as informações para procedimentos cirúrgicos, por exemplo.  

Os sistemas em nuvem deixam os arquivos mais acessíveis. Portanto, o tempo usado na busca de documentos é reduzido.  

Dessa forma, os médicos podem dedicar mais tempo ao que realmente importa: atender os pacientes com atenção e qualidade.  

Segurança dos dados  

A segurança dos dados é um dos benefícios mais importantes do armazenamento em nuvem.  

Afinal, como já falamos no início desse artigo, os arquivos em papel podem comprometer a proteção dos materiais. 
Pois são facilmente perdidos, ou apresentam falhas e erros na comunicação.  

Redução de custos  

O investimento em infraestrutura de TI para a solução do armazenamento em nuvem é muito baixo. Em relação aos custos operacionais com arquivamento.  

Inclusive, o sistema oferece backup dos dados médicos em tempo real. O que torna ainda mais vantajoso, visto que diminui o tempo de trabalho manual. 

Além disso, o gasto com impressoras, tinta e papel é reduzido drasticamente. Pois não existe a necessidade de imprimir a ficha do paciente, por exemplo.  

Maior capacidade de armazenamento  

Um grande desafio para instituições de saúde, é a acessibilidade para gerenciar documentos eletrônicos e armazenar arquivos pesados.  
Afinal, para acessá-los, o médico precisa estar disposto a perder um certo tempo até conseguir visualizar o material. Isso costuma acontecer nos servidores mais ultrapassados, com limite de espaço.  

No entanto, o armazenamento em nuvem é mais flexível e com maior capacidade. De forma que atenda às necessidades com mais precisão.  

As instituições de saúde estão em busca constante de uma estratégia segura e flexível para conservar e acessar os dados. Portanto, um sistema de armazenamento em nuvem é a melhor alternativa.  

Além disso, ele integra e protege os dados. Otimiza diversas demandas, além de aumentar a satisfação dos pacientes. Como resultado disso, a rentabilidade das instituições tente a melhorar. 

Mais comodidade, agilidade e praticidade ao dia a dia! 

E como o tema desse artigo está relacionado a segurança das informações, veja a importância da gestão de dados na saúde. Clique Aqui!


Avatar

Autor:

           
Posts relacionados