Interoperabilidade no Centro Cirúrgico: veja as contribuições da Anestech



Trabalhar com a interoperabilidade no Centro Cirúrgico significa contar com sistemas que conversem entre si, para que possam operar de maneira mais eficiente, trazendo um grande volume e análise de dados que resulte em mais segurança ao paciente e produtividade à gestão.

Em vista desses benefícios, a Anestech acredita na importância de que as instituições de saúde estejam abertas e empenhadas em adotar novas tecnologias e métodos capazes de impactar positivamente a experiência dos pacientes. A integração de sistemas capazes de trabalhar com dados da instituição de  maneira inteligente são um exemplo desses recursos. 

Pensando nisso, estamos desde 2012 trabalhando para tornar todo procedimento cirúrgico um processo cada vez mais seguro.

Neste conteúdo você vai entender de que forma Anestech tem colaborado para a interoperabilidade nos Centros Cirúrgicos. Saiba também como é possível implementar os sistemas interoperáveis de maneira eficaz na sua instituição, com o auxílio de nossa plataforma.

Quais as vantagens da interoperabilidade no Centro Cirúrgico?

O uso da interoperabilidade no Centro Cirúrgico traz melhorias tanto para o paciente quanto para a gestão hospitalar. Afinal, as soluções integradas auxiliam em escolhas mais assertivas durante ato cirúrgico, como o melhor controle de fármacos e estoque, legibilidade dos prontuários, mobilidade, acessibilidade e compartilhamento de informações.

Tudo isso evita erros humanos, visto que as informações são cruzadas e compartilhadas constantemente entre dispositivos sem a intervenção humana, possibilitando uma análise mais completa e confiável do histórico do paciente, o que permite uma tomada de decisão dirigida a melhores resultados.

Além disso, mais tempo é poupado ao anestesista e ao cirurgião, já que as informações sobre o paciente podem ser acessadas a qualquer momento de qualquer lugar, e os registros são feitos primordialmente de forma digital e não manual.

Desse modo, a atenção e esforços ficam ainda mais concentrados sobre o paciente, centro de todo o processo em saúde. Mais do que isso, o paciente passa a ter um melhor acompanhamento sobre o próprio tratamento. Isso porque é possível o acesso do médico e do beneficiário a informações, como histórico e resultados de exames, centralizadas em um único banco de dados.

Já a administração consegue ter acesso a um modelo de gestão digital. Pois os sistemas interoperáveis permitem o armazenamento de dados integrados sobre as atividades de diferentes setores, como vendas, estoque e recursos humanos. Além do levantamento da produtividade dos serviços de rotina, garantindo a organização das informações administrativas e dos dados dos pacientes. 

Dessa forma, a atividade de gestão é facilitada e com base em dados, são tomadas as melhores decisões para a instituição.

A seguir, você confere os principais pontos de contribuição da Anestech para a transformação digital nos Centros Cirúrgicos envolvendo a interoperabilidade.

 

Como a Anestech contribui para a interoperabilidade no Centro Cirúrgico?

Temos trabalhado para oferecer soluções integradas capazes de potencializar ao máximo os benefícios da interoperabilidade no Centro Cirúrgico. A seguir, destacamos algumas delas:

Acessibilidade e mobilidade de informações entre a equipe do Centro Cirúrgico

O AxReg, ficha anestésica digital da Anestech, proporciona dados e informações integradas de fácil acesso ao anestesista garantindo melhores resultados no período perioperatório e mais segurança ao paciente.

Por meio da ficha digital, os dados com o histórico do paciente são acessados pelo anestesiologista e cirurgião de qualquer lugar, de forma instantânea.

Com a interoperabilidade, não apenas a acessibilidade como também o compartilhamento dessas informações é feito de forma mais rápida, organizada e segura entre a equipe do Centro Cirúrgico. O que torna o fluxo de informações fluido e oferece uma base mais sólida e confiança para tomadas de decisões em todas as etapas do procedimento.

Otimização de processos clínicos e administrativos 

Para melhores resultados, é possível integrar o registro anestésico com os monitores multiparâmetros, sistemas de gestão hospitalar e com softwares de faturamento do centro cirúrgico. Uma forma de otimizar os processos clínicos e administrativos.

Além disso, é possível que os dados tramitados entre soluções sejam armazenados num data lake, o que possibilita um trabalho de inteligência de dados mais aprofundado e insights valiosos para tomadas de decisão estratégicas.

Segurança de dados do paciente e da instituição

A digitalização de processos evita a perda de informação e a ocorrência de glosas, que geram impactos financeiros e afetam também a qualidade dos serviços e atendimento prestados. Isso porque glosas acontecem principalmente em detrimento da predominância de procedimentos manuais nas clínicas durante a emissão de cobranças das operadoras de saúde. Logo, automatizar o registro anestésico é essencial para superar esse obstáculo.

Por isso, os dados se mantêm mais seguros quando são registrados e armazenados de forma digital. Essa segurança é fundamental em vista do grau de sensibilidade e sigilo das informações que o prontuário do paciente e os arquivos dos hospitais contêm. Além disso, esses dados também são valiosos para compreender históricos, o andamento no tratamento de pacientes e assuntos oficiais da instituição.

Com o AxReg, o armazenamento das informações é feito em nuvem, com criptografia de ponta a ponta e sistemas de senha conferem a segurança dos arquivos.

Todas essas contribuições reforçam que sistemas conversarem entre si, é positivo para o paciente, a equipe médica e a gestão, e promove melhorias que perpassam todos os processos do hospital.

E agora que você sabe os benefícios da interoperabilidade no Centro Cirúrgico e como a Anestech contribui na atuação do anestesista, melhoria da gestão e segurança do paciente, conte conosco para colocar em prática a transformação digital na sua instituição!

Este conteúdo foi útil para você? Veja mais artigos em nosso blog! Aproveite e siga a Anestech nas redes sociais, estamos no instagram, facebook, e youtube.


           
Posts relacionados