Quais os principais indicadores para uma boa gestão no Centro cirúrgico?

Quais os principais indicadores para uma boa gestão no Centro cirúrgico?

A gestão no Centro Cirúrgico inclui o monitoramento de processos administrativos, gerenciais e operacionais, para que todos funcionem de maneira eficiente e segura.

Diante de toda a complexidade técnica e da importância que envolve o gerenciamento do Centro Cirúrgico de um hospital, indicadores de qualidade são grandes aliados, pois possibilitam o monitoramento mais preciso e objetivo de todas essas práticas e a constante melhoria da performance do setor.

Veja neste conteúdo os principais indicadores para uma gestão estratégica no Centro cirúrgico. Vamos te mostrar como utilizá-los em favor da melhoria do setor e da saúde do paciente. Boa leitura!

Como posso melhorar a gestão no Centro Cirúrgico?

Gerenciar o Centro Cirúrgico requer acompanhar com cautela todos os processos, instalações, equipamentos, insumos, equipe especializada, entre todas as tecnologias necessárias para o bom funcionamento do setor e segurança do paciente.

É uma atividade complexa e dinâmica, podendo eventualmente surgir falhas de gerenciamento. Com o intuito de melhorar a gestão no Centro Cirúrgico, gestores estão constantemente em busca da estratégia mais adequada para unir qualidade e agilidade. 

Ações como padronização de processos e a utilização de um sistema de gestão integrado são algumas atitudes que devem ser tomadas para esse aprimoramento. Afinal, elas otimizam o atendimento ao paciente, reduzem custos e a garantem a segurança e acessibilidade de dados.

Mesmo com todo esse preparo técnico, é indispensável estar pronto para lidar com eventuais problemas de gestão no Centro Cirúrgico. 

Contudo, sem um bom relatório e avaliação de resultados, baseado mais em parâmetros objetivos do que na interpretação, é praticamente impossível identificar os pontos de falhas e as intervenções mais apropriadas para resolvê-las. É nesse sentido que os indicadores de qualidade se mostram tão relevantes.

Qual a importância dos indicadores para melhorar a gestão no Centro Cirúrgico?

 

Indicadores de qualidade são medidas de desempenho que permitem quantificar os dados das ocorrências e práticas do Centro Cirúrgico com mais precisão e confiabilidade para a melhor tomada de decisão por parte da gestão.

A partir do registro sistemático desses eventos, tornam-se visíveis os problemas de gerenciamento e desalinhamento de processos, servindo como guia para traçar um plano de ação para a melhoria da qualidade do serviço.

Para utilizar os indicadores de maneira eficaz, que traga, de fato, melhorias para a gestão no Centro Cirúrgico, é preciso:

  1. a) planejamento: a escolha estratégica dos indicadores a serem analisados, que estejam relacionados com os problemas reais que o CC enfrenta e que sejam passíveis de análise e comparação;
  2. b) monitoramento: o acompanhamento frequente dos indicadores está diretamente relacionado com a obtenção de melhores resultados no CC.

Existem diferentes pilares aos quais os indicadores de qualidade estão alinhados e vamos explicar o que são cada um deles a seguir.

Principais indicadores para a boa gestão no Centro Cirúrgico

 

Conheça agora quais são os principais indicadores e como aplicá-los para uma melhor gestão no Centro Cirúrgico:

Indicadores de estrutura

Os indicadores de estrutura visam monitorar aspectos relacionados à mão de obra especializada e aos processos de apoio ao procedimento cirúrgico. Como qualificação da equipe médica, equipamentos e materiais disponíveis.

Com o alto grau de especialidade e áreas entre as quais os tipos de cirurgia estão distribuídos atualmente, é fundamental que os profissionais do setor sejam bem qualificados. Isso inclui cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem com ampla experiência e certificações, que busquem se aprimorar constantemente.

Trentini et al. (2020), em trabalho publicado no Brazilian Journal of Development e com base na revisão da literatura, destacam alguns indicadores de estrutura para o Centro Cirúrgico, como:

  • Percentual de Anestesiologistas, Cirurgiões e Enfermeiros com especialização;
  • Presença de Enfermeiros durante o período de funcionamento;
  • Horas de treinamento de funcionários por ano;
  • Disponibilidade de serviços de apoio e equipamentos.

 

Indicadores de processos 

Indicadores de processos são aqueles que permitem avaliar atividades de administração e organização do Centro Cirúrgico. Desde o preparo para a cirurgia, que envolve a esterilização de materiais, reserva e preparo da sala, passando pela anestesia e o ato cirúrgico, até a documentação relevante para o pós-cirúrgico.

Um exemplo de aspecto que pode ser acompanhado é a taxa de preenchimento adequado do relatório cirúrgico, da ficha anestésica e da folha de gastos. Esses documentos são de extrema importância como fonte de informação sobre o histórico do paciente e como resguardo para a instituição em caso de processos jurídicos.

Dependendo dos resultados obtidos a partir da avaliação desses indicadores, a Ficha Anestésica Digital é uma ferramenta a ser considerada pelos gestores, pois otimiza o processo de preenchimento por parte da equipe de anestesistas, que consegue dedicar mais atenção ao paciente, impulsionando a qualidade do serviço de saúde.

Outros indicadores de processos importantes para o Centro Cirúrgico são o tempo médio de:

  • preparo do paciente;
  • preparo das salas entre duas cirurgias;
  • execução de exame radiológico intraoperatório;
  • atraso do início do procedimento cirúrgico.

Há também importantes indicadores de produtividade que devem ser acompanhados, como o número total de cirurgias realizadas por dia e as taxas de suspensão de procedimentos e de ocupação das salas de cirurgia.

Indicadores de resultados 

Os indicadores de resultados vão proporcionar insights valiosos à gestão a partir de dados objetivos sobre os produtos decorrentes dos processos que acabamos de comentar, que possam ser intervindos com medidas administrativas, como:

  • Taxa de infecção hospitalar;
  • Número de reintervenções não programadas;
  • Índice de acidente de trabalho.

Tais elementos podem evidenciar a necessidade de melhoria na higiene e antissepsia, reforço dos protocolos de segurança e maior recorrência de treinamentos do corpo médico e auxiliar, por exemplo.

Entretanto, esses são apenas alguns exemplos! A gama de indicadores para o Centro Cirúrgico é muito ampla sendo estipulados conforme as necessidades específicas do seu hospital para alcançar melhores resultados.

Essas dicas foram úteis para você? Para mais estratégias de melhoria da gestão como essas que acabamos de apresentar, acompanhe os artigos do nosso Blog!

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