
A inovação na área da saúde tem se expandido cada vez mais e permitido possibilidades promissoras. Com a instituição do distanciamento social, o cenário pandêmico da COVID-19 tornou indispensável o uso da especialidade médica originada na década de 1950, a telemedicina.
A prática é um avanço contra as barreiras geográficas e estruturais do acesso à saúde e com a popularização dos aparelhos eletrônicos e ampliação da área de cobertura da rede, a telemedicina já faz parte da rotina de muitos médicos, clínicas e hospitais.
Continue a leitura e entenda o que é a telemedicina e como ela funciona.
O que é a Telemedicina
Com um conceito bem abrangente, telemedicina é um recurso tecnológico para a prática da medicina de forma remota. Alguns exemplos são: orientação ou atendimento a distância, emissão de laudos online e estudos de caso remotos entre profissionais geograficamente separados.
A telemedicina se originou em Israel na década de 50 e com o passar do tempo, países da Europa e os Estados Unidos também a utilizaram de forma ampla. Chegou ao Brasil no início de 1990, mas sem muitos avanços.
Foi com a pandemia do COVID-19 a telemedicina teve a regulamentação aprovada no Brasil e desde então vem expandindo suas aplicações e benefícios. De acordo com dados da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), mais de 7,5 milhões de atendimentos aconteceram nos anos de 2020 e 2021 por meio da telemedicina.
Essa modalidade faz parte do conceito global de eHealth, contextualizado como o uso de tecnologias de informação e comunicação em conjunto com a internet para impulsionar melhorias no atendimento e tratamento de pacientes, além de permitir melhores condições de custeio para os processos no setor da saúde. A facilidade na troca de informações e a interação constante entre os profissionais da saúde, instituições e pacientes destacam o que também podemos chamar de “saúde digital”.
O uso da telemedicina
A prática está em uso crescente em todo o mundo, ampliando o acesso da população à saúde e aproximando os profissionais dos pacientes. A telemedicina otimiza diagnósticos e tratamentos, aumentando a qualidade dos atendimentos e reduzindo custos.
A emissão de laudos, por exemplo, é uma das práticas que mais cresce no Brasil. Por meio dessa tecnologia, o exame pode ser realizado em qualquer lugar e laudado por especialistas conectados à internet.
Além dessa aplicação, a telemedicina também é utilizada para:
- Consulta e troca de informações entre instituições de saúde;
- Informação de resultados de exames laboratoriais e de imagens;
- Discussão de casos clínicos, principalmente relacionados a doenças raras;
- Cirurgia robótica;
- Assistência a pacientes crônicos, gestantes de alto risco e idosos.
- Consulta pré-anestésica do perioperatório a distância.
A telemedicina também inclui os cuidados prestados por outros profissionais da área, como técnicos de enfermagem, enfermeiros etc.
Leia também: O uso de dados na saúde: Entenda sua importância e aplicação
As vantagens da telemedicina
O uso da tecnologia nas práticas médicas têm apresentado ganhos para diferentes atores envolvidos no processo.
Para os pacientes, a telemedicina permite que obtenham medicamentos de qualidade e especialistas de referência mesmo longe de centros urbanos e de saúde.
Para o sistema da saúde, não há necessidade de especialistas e recursos no início do atendimento. Com essa descentralização pelo uso da telemedicina, o atendimento especializado pode ser levado a mais locais a um custo menor e os recursos podem ser realocados para prevenção e tratamento de doenças, ampliando a qualidade no cuidado e possibilidade de sucesso na recuperação do paciente.
Além disso, a troca de informações entre os serviços de saúde facilita a integração da pesquisa clínica, levando conhecimento aos profissionais de atuação na área. Então para os médicos e profissionais da saúde, a vantagem se destaca na oportunidade de participar de programas educacionais de qualquer lugar do país, além da possibilidade de contar com o apoio de outros colegas de profissão na hora de tomar decisões.
Alguns outros benefícios da telemedicina:
- Amplia o contato entre médicos e pacientes;
- Viabiliza o acesso a especialistas e profissionais de referência;
- Facilita a troca de informações entre os serviços de saúde;
- Diminui o deslocamento de pacientes a hospitais e grandes centros urbanos;
- Facilita a realização de exames, que podem ser feitos em clínicas e postos de saúde;
- Melhora a qualidade dos laudos emitidos e agiliza a entrega.
A telemedicina vem apresentando bons resultados para profissionais, pacientes, sistema de Saúde e toda a cadeia envolvida.
Aplicativos médicos, sistemas voltados ao atendimento ou ao aprimoramento profissional, troca de experiências e de informações, são alguns dos serviços possíveis de serem executados remotamente.
Acima de tudo, a telemedicina já é uma realidade, sendo aplicada todos os dias com maior benefício para a população.
Aproveite e baixe, gratuitamente, o nosso E-book sobre o tema: Guia da Transformação Digital na Saúde.
Para acompanhar mais conteúdos como este, fique ligado em nosso blog!
Siga também a Anestech nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube.