Lean Healthcare: Impactos na Saúde

Lean Healthcare: Impactos na Saúde

A metodologia Lean Healthcare tem sido cada vez mais difundida nas organizações de saúde, mas você sabe o que ela significa?

Para entender melhor esse conceito, reflita se os problemas relacionados abaixo fazem parte do dia a dia da sua instituição:

Longas esperas, baixa produtividade, aumento de custos, alto volume de glosas, ociosidade no Centro Cirúrgico, falta de leitos, estoque excessivo, entre outros.

Se esses são alguns dos seus desafios, está na hora de reverter esse quadro, não é mesmo?

É justamente isso o que promete o Lean Healthcare! 

A metodologia apresenta ferramentas que auxiliam na redução desses desafios enfrentados no setor, contribuindo para a melhor gestão dos sistemas de saúde.

Continue a leitura e conheça os impactos positivos desse sistema para a sua instituição, para os pacientes e profissionais, com a otimização de processos e redução de custos.

Aproveite!

Lean Healthcare: o que é?

Em linhas gerais, o conceito Lean Healthcare pode ser definido como um conjunto de filosofias operacionais e métodos que visa criar valor máximo aos pacientes

História da metodologia 

O Lean é uma metodologia de gestão criada pela Toyota, no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, cujo princípio é otimizar a produção, aumentando a produtividade e a qualidade, e, ao mesmo tempo, minimizando o tempo e recursos, com a eliminação de desperdícios. 

Ferramentas utilizadas 

Para exemplificar, algumas ferramentas utilizadas na aplicação desse conceito são: 5S, Kanban, metodologia Kaizen, Diagrama de Espaguete e Poka Yoke.

Acredite: por mais simples que seja a aplicação de algumas ferramentas dessa metodologia, elas acrescentam muito valor para toda a gestão de saúde.

Importância para o setor de Saúde

O Lean Healthcare, portanto, é a junção desses conceitos da metodologia lean relacionados à área da Saúde.

Assim, por meio da melhoria de processos, a sua finalidade é a redução de custos e de desperdícios, além de proporcionar mais segurança ao paciente e um atendimento mais ágil, reduzindo também o tempo de espera.

Ou seja, é um modelo de gestão que tem se popularizado, oferecendo benefícios para todos: pacientes, profissionais e instituições médicas.

Afinal, estamos falando de melhoria contínua e de uma estratégia com foco no paciente, aumentando o valor agregado do serviço e potencializando resultados!

Resumidamente, o método tem como propósito oferecer serviços de qualidade para seus pacientes, no tempo certo e com preços justos.

Assim, essa iniciativa traz diversos benefícios para o sistema de gestão de saúde.

A seguir, conheça as principais vantagens dessa metodologia.

Lean Healthcare: conheça os benefícios

Confira os benefícios do Lean Healthcare para todos os envolvidos:

Para os pacientes

Com a metodologia em prática, os pacientes passam a contar com uma melhor assistência e mais segurança, ficando mais satisfeitos com o serviço utilizado.

Para os profissionais

Para os colaboradores, a metodologia garante mais produtividade e um ambiente de trabalho com menos estresse no dia a dia.

Com isso, o sistema promove uma cultura de comprometimento, aumentando o desempenho dos profissionais.

Afinal, será criado um ambiente seguro, com aprendizado constante para a evolução da equipe. 

Assim, há maior eficiência dos procedimentos médicos, prevenindo erros.

Para a instituição

Já para as instituições, os principais benefícios são: redução de custos operacionais, melhorando o fluxo de processo, e aumento de receita, com o aproveitamento máximo de recursos, evitando desperdícios. 

Você sabia que a OMS estima que entre 20% e 40% dos investimentos em saúde, em todo o mundo, são desperdiçados devido à ineficiência da gestão?

E como combater isso? Com mais eficiência para ofertar um serviço de qualidade!

Colocando a metodologia em prática

Agora que você já sabe o que é o Lean Healthcare e conhece os seus principais benefícios, é hora de saber como aplicá-lo. 

Vamos à prática em 3 passos!

Passo 1: Defina um setor para iniciar a implementação

A melhor forma de aplicação do Lean Healthcare é por etapas.

Então, primeiramente, defina a área que iniciará a implementação do método.

Passo 2: Mapeie a cadeia de valor

Ao mapear a cadeia de valor do setor escolhido, você conseguirá identificar facilmente os pontos de desperdícios e os processos burocráticos que não agregam valor aos pacientes. 

Com isso, você vai alcançar a padronização das atividades, contribuindo para evitar o retrabalho e desperdícios.

Passo 3: Indique oportunidades de melhorias

Após mapear a cadeia de valor e identificar os desperdícios, é essencial identificar oportunidades de melhoria dos serviços, traçando metas e mensurando resultados por meio de indicadores.

Se você chegou até aqui, vai gostar de conhecer também outra solução que contribui para a redução de desperdícios em ambientes hospitalares.

A Anestech criou um sistema para acabar com o uso de papel nas instituições médicas, reduzindo custos.

É o AxReg, a ficha anestésica digital da Anestech

A ferramenta garante o controle de dados sensíveis no procedimento cirúrgico, oferecendo mais segurança ao paciente por meio da tecnologia. 

Ficou interessado? Então, conte com a Anestech para implementar a ficha anestésica digital na sua instituição.

Se desejar, converse agora mesmo com um de nossos especialistas e agende uma demonstração do AxReg.

Aproveite e baixe, gratuitamente, o nosso E-book sobre o tema: Transformação Digital no Centro Cirúrgico: Do papel ao digital.

Para acompanhar mais conteúdos como este, fique ligado em nosso blog!

Siga também a Anestech nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube.

plugins premium WordPress