Você sabe como motivar sua equipe médica?



O principal objetivo das instituições de saúde é salvar vidas, portanto todo o trabalho de gestão é feito com o intuito de cuidar dos pacientes da melhor forma possível. Para alcançar esse objetivo é necessário contar com profissionais que tenham bom desempenho e muita dedicação. Por esse motivo, é muito importante que o gestor saiba como motivar sua equipe médica!

Para que uma instituição de saúde funcione bem, é preciso compreender a equipe como o coração de tudo. Trabalhar com saúde significa uma rotina difícil e de muita pressão. Portanto, dar a esses profissionais as melhores condições de trabalho é a base de tudo. Afinal, um bom médico é necessário, mas um bom médico motivado é ainda melhor.

É claro que, pela relação de trabalho, pode se imaginar que uma boa remuneração já é um grande incentivo para que eles rendam bem em suas funções. Contudo, se trata de seres humanos, e para que eles coloquem em prática suas capacidades é necessário construir um bom ambiente. A missão dos gestores é executar estratégias neste sentido.

Você sabe como motivar sua equipe médica? Oferecer boas condições de trabalho, reconhecer e capacitar os profissionais e estabelecer uma boa comunicação são alguns dos pilares.

Por isso, separamos algumas dicas para auxiliar na satisfação dos colaboradores e manter o time motivado para o dia a dia de trabalho!

Continue lendo.

 

Reconhecimento é o primeiro passo para motivar sua equipe médica

A relação entre os gestores das instituições de saúde com os seus colaboradores pode tornar- se tensa com muita facilidade. Afinal, trabalhar para salvar vidas não é uma rotina fácil, e ao mesmo tempo, os administradores precisam acompanhar o desempenho, avaliar a satisfação dos pacientes e, muitas vezes, cobrar melhorias dos funcionários.

Para além da própria relação entre colaborador e empregador, o trabalho em um hospital, já envolve muita pressão. Cuidar da vida de uma pessoa é uma atividade extremamente delicada e todo o contexto, em muitos casos, oferece riscos à saúde mental dos médicos. Portanto, os gestores precisam reduzir as tensões de forma estratégica!

Um bom hábito para aliviar a rotina e motivar sua equipe médica é mostrá-la que o dia a dia nas instituições não é feito somente de pressão. Portanto, quando os resultados forem positivos e os objetivos alcançados, seja em uma cirurgia, na melhora do quadro de um paciente ou ao alcançar alguma meta administrativa, faz bem comemorar e reconhecer os funcionários como os protagonistas dessas conquistas.

Comemorar o sucesso torna o clima mais leve e faz com que os colaboradores, não somente a equipe médica, possam ter momentos de alegria em meio a uma rotina tão puxada. A descontração, na medida certa, pode ajudar a equipe médica a trabalhar com a mente mais leve, o que resulta em atendimentos mais humanizados.

 

Quer motivar sua equipe médica? Ofereça treinamentos!

Agora você já entendeu que reconhecer o esforço da sua equipe médica traz bons resultados. Entretanto, o reconhecimento não se dá apenas por ações simbólicas. É necessário se preocupar com a carreira dos funcionários e oferecer condições para crescimento e aprendizado!

Para motivar sua equipe médica é necessário criar políticas que traduzem esse reconhecimento em avanços palpáveis para os colaboradores. Oferecer treinamentos é uma das melhores alternativas. Cursos e programas de aperfeiçoamento são ações que trazem resultados positivos na gestão das instituições.

Mesmo para profissionais com grande conhecimento e títulos dentro da medicina, os treinamentos contribuem para que os médicos melhorem ainda mais na prática, e possam se manter sempre atualizados, principalmente na era da tecnologia. Além disso, ao fazer parte de uma política de aprendizado contínuo, os colaboradores ganham mais confiança em suas capacidades, o que otimiza o desempenho!

Para as instituições, oferecer treinamentos aos funcionários é uma estratégia muito valiosa. Além de contar com uma equipe médica mais preparada, a instituição recebe a gratidão dos colaboradores, que se sentem valorizados por poderem evoluir profissionalmente. Tudo isso se traduz em um clima mútuo de confiança.

 

Estabeleça uma comunicação aberta e eficiente com os colaboradores

A comunicação é um dos fatores mais importantes para uma boa convivência entre os seres humanos. Portanto, a relação entre a gestão hospitalar e a equipe médica passa por uma comunicação eficiente, que elimine os ruídos e evite problemas que possam ser fatais na qualidade do atendimento médico.

Um dos pontos mais importantes para otimizar a comunicação é o feedback dos colaboradores. Impressões positivas e principalmente as negativas são cruciais para que os gestores possam fazer mudanças e tomar decisões mais assertivas para o bom funcionamento de hospitais e clínicas.

Da mesma forma, é de suma importância que os gestores também ofereçam feedbacks aos membros da equipe médica. Falamos acima sobre o reconhecimento em casos de sucesso, além da inerente cobrança nos momentos de falha, entretanto, é imprescindível fazer essa comunicação de maneira objetiva, aberta e, sobretudo, equilibrada!

Traçar metas realistas também é crucial para motivar sua equipe médica. Exercer uma sobrecarga e definir objetivos muito distantes estabelece o efeito contrário, o que pode piorar a performance dos profissionais nas instituições. Portanto, mostre onde pretende chegar, defina os caminhos e ilustre as recompensas por alcançar as metas.

 

Otimize os processos na sua instituição com ferramentas tecnológicas

Tudo que falamos acima, pode ser englobado em um conceito muito simples, porém, altamente importante: as boas condições de trabalho. Reconhecimento profissional, boa comunicação e programas de capacitação fazem com que a vivência dos colaboradores nas instituições de saúde não seja somente uma simples obrigação empregatícia.

Entretanto, para motivar sua equipe médica, é necessário entender as boas condições de trabalho também a partir da infraestrutura do centro de saúde. A oferta dos equipamentos adequados, bem como a boa qualidade deles é algo básico, mas que precisa ser tratado com muita seriedade para que não haja nenhuma falha! 

E quando se fala em estrutura, é fundamental entender a importância da tecnologia para otimizar os recursos humanos. Ferramentas tecnológicas descomplicam, desde as tarefas mais básicas de uma instituição de saúde, como agendamento de consulta, às mais complexas, como a realização de uma cirurgia.

Sistemas como a ficha anestésica digital, por exemplo, atuam em conjunto com o talento profissional dos colaboradores. Eles ajudam a eliminar os erros e possibilitam um aprofundamento em detalhes que otimizam o trabalho do anestesiologista e também do cirurgião em todo o período perioperatório. A tecnologia possibilita que o colaborador trabalhe melhor e se desgaste menos!

Agora você já sabe que para motivar sua equipe médica é necessário executar estratégias que dêem aos colaboradores os recursos necessários para salvar vidas! A transformação digital é um dos passos mais importantes para alcançar esses objetivos.

Saiba, em nosso blog, como implementar inovações tecnológicas no centro de saúde!


           
Posts relacionados