Vivemos um momento em que as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas à internet. Para o setor da saúde, o desafio é se adaptar às novas demandas dos pacientes. Portanto é necessário aumentar a visibilidade de sua clínica online!
Além de disponibilizar o melhor serviço de telemedicina possível, uma clínica moderna precisa conduzir a relação virtual com seus pacientes de forma estratégica. Por isso o marketing é tão importante: para valorizar a marca da empresa e atrair novos pacientes digitais.
Neste post, você vai entender porque é fundamental responder com eficácia às mudanças de comportamento do público. Além disso, separamos dicas valiosas para trabalhar, da melhor forma possível, o marketing da clínica online!
1. A tecnologia e as mudanças de comportamento dos pacientes
A transformação digital impulsionou e ainda provoca profundas mudanças nos hábitos da sociedade atual. A maioria das atividades cotidianas tem influência de dispositivos tecnológicos e ferramentas conectadas à internet.
Essa disponibilidade de tecnologia muitas vezes facilita consideravelmente a vida das pessoas. Hoje em dia basta um aplicativo de celular para pagar contas, solicitar um meio de transporte ou comprar uma comida para o almoço.
Tudo isso estabelece uma mudança no comportamento das pessoas. Elas demandam, cada vez mais, por serviços práticos, rápidos e, se possível, ao alcance das próprias mãos, pelo smartphone!
Essas novas demandas chegam, claro, ao setor da saúde. Atendimento virtual e paciente digital já são termos que fazem parte da realidade da área médica. Hoje, a telemedicina deve ser prioridade para qualquer gestor hospitalar.
Alternativas digitais para 1º atendimento, diagnóstico, tratamento e receitas já deixaram de ser tendências e se tornaram praticamente um padrão no mundo atual. Entretanto, alcançar esse paciente digital não é uma missão fácil e exige muita estratégia.
Por isso, separamos 3 dicas para aumentar a visibilidade da sua clínica online, atrair pacientes e comunicar da melhor forma as vantagens e benefícios dos seus serviços!
2. Fortaleça a marca e planeje uma estratégia de marketing
Para chamar a atenção do público e atrair novos pacientes digitais é necessário fortalecer a marca da clínica ou consultório, online. Ela é responsável por transmitir os valores e a missão de uma empresa, além de deixar claro o tipo de serviço que ela oferece.
É papel da equipe de marketing fazer uma boa gestão da marca. Ou seja, divulgar a empresa da forma mais eficiente possível, além de cuidar da imagem junto aos pacientes, fornecedores, concorrentes e demais stakeholders!
Uma identidade visual coerente com o que a clínica deseja transmitir é um dos primeiros passos para uma boa gestão da imagem de uma empresa. Contudo, um trabalho de marketing eficiente exige uma estratégia mais abrangente.
Neste guia, tratamos do marketing online. Portanto, esta estratégia precisa estar adaptada às tendências do digital. É fundamental explorar o maior número possível de canais virtuais, compreendendo o contexto de cada um e potencializando as ferramentas disponíveis!
3. Disponibilize um site funcional, atrativo e completo
Um dos canais mais importantes de uma clínica online é o site. Ele precisa disponibilizar todas as informações que um paciente pode buscar. Entretanto, também é crucial que ele seja mais completo, indo além dessas informações obrigatórias.
O site costuma ser o primeiro contato entre o paciente e a clínica. Portanto, além de apresentar um visual profissional e moderno, é imprescindível evitar falhas de funcionalidade. O atendimento humanizado começa por ele!
Contar com um blog no site é extremamente importante. Ele permite que a clínica trabalhe com o marketing digital, uma das estratégias de fortalecimento de marca e divulgação dos serviços mais eficientes do momento.
A partir da produção de conteúdos relevantes para o público, é possível executar estratégias de SEO que posicionem a marca no topo em sistemas de buscas como o Google. Este é um dos melhores caminhos para ampliar a visibilidade da clínica online!
Como fazer das redes sociais um canal de marketing eficiente
A maioria dos pacientes digitais, que também são potenciais clientes, acessam as principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. A presença de uma clínica online nesses canais é crucial para atrair a atenção e o interesse deste paciente.
Produzir conteúdos relevantes é a base para uma estratégia de marketing bem sucedida. Solucionar dúvidas e incentivar bons hábitos de saúde estabelece uma boa relação com o público, que reconhece a utilidade do conteúdo!
Além disso, nas redes sociais é possível realizar investimentos para impulsionar o crescimento das páginas. Ferramentas de anúncios permitem organizar campanhas para solidificar o engajamento e aumentar a base de seguidores.
As redes sociais são canais em que uma clínica pode, de forma contínua, reforçar para a sociedade sua presença, seus valores e serviços. Tudo isso se dá a partir do engajamento dos potenciais novos pacientes digitais!
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