O Centro Cirúrgico em meio a transformação digital



Em uma era em que os dados impactam diretamente o cotidiano, o surgimento de novas tecnologias pode beneficiar o Centro Cirúrgico em meio a transformação digital. Principalmente devido à pandemia de Covid-19, o modelo tradicional de assistência à saúde tem se transformado diariamente. Em pouco mais de um ano, o setor tem colhido avanços nunca antes vistos.

Aliás, os benefícios da tecnologia na medicina nos tempos atuais têm sido incontáveis, em especial nos Centros Cirúrgicos. Hoje em dia, já é possível ver grandes evoluções que impactam diretamente o setor, não só em relação ao paciente, mas também na gestão e nos profissionais de saúde.

Descubra, neste post, como a tecnologia tem se mostrado aliada das equipes médicas no Centro Cirúrgico em meio a transformação digital.

Os impactos da transformação digital na saúde

 

É possível definir a transformação digital como uma aliada da automatização de processos que precisam ser reformulados para acompanhar a evolução dos hábitos comportamentais do ser humano.

Na saúde, algumas instituições já fazem uso da tecnologia para diminuir gastos operacionais e melhorar a qualidade do serviço prestado. Desde a recepção até o centro cirúrgico, garantindo um atendimento eficaz e otimizado de ponta a ponta.

Do mesmo modo em que as novas tecnologias têm impactado a vida dos pacientes, os impactos também são positivos na rotina da gestão hospitalar.

Algumas instituições, inclusive, já abandonaram o uso de papel em seus processos, garantindo o armazenamento de dados, o que permite análises mais precisas e assertivas na tomada de decisões que são inerentes à assistência ao paciente.

Os principais avanços no Centro Cirúrgico em meio a transformação digital

 

Como falamos anteriormente, a pandemia de Covid-19 impactou significativamente a rotina das instituições de saúde e acelerou o processo de transformação digital em todas as áreas. Além da otimização de processos de rotina, pudemos acompanhar evoluções no atendimento remoto. Como a telemedicina, por exemplo, que caminhava a passos lentos antes do atual cenário pandêmico no mundo.

Do mesmo modo, a quantidade de ferramentas e dispositivos que ajudam na precisão do diagnóstico. A possibilidade de análises de exames à distância, além da coleta e armazenamento seguro dos dados dos pacientes são alguns dos outros benefícios que essa transformação digital tem trazido para o setor.

O Centro Cirúrgico em meio a transformação digital recebeu investimentos em pontos importantes e passou a oferecer mudanças em muitos aspectos.

Entre os principais avanços, estão:

 

1) Ferramentas para a gestão do Centro Cirúrgico

A transformação digital é forte aliada da gestão de um Centro Cirúrgico. Isso porque, através dela, é possível integrar procedimentos com ferramentas que garantam o preenchimento correto de informações.

Com isso, os atendimentos ficam otimizados, há possibilidade de identificar horários e salas disponíveis para a marcação de cirurgias com mais rapidez. Além de diminuir o turnover e gerenciar melhor os custos.

Além disso, o paciente também é beneficiado com um atendimento mais humanizado, ágil e eficiente.

2) Prontuários e registros anestésicos digitais

 

A ficha anestésica é o prontuário mais completo de um hospital. Ela contém dados fisiológicos e farmacológicos, que são informados pelo médico anestesista durante todo o procedimento cirúrgico. Com as fichas anestésicas digitais, é possível ter mais segurança durante um procedimento, já que os riscos de erros na dosagem ou tipo de medicamentos são menores.

Além disso, com elas, o médico reduz o tempo de preenchimento do registro do procedimento cirúrgico e ganha mais tempo para, de fato, monitorar o paciente.

3) Segurança e proteção de dados sensíveis

 

O Centro Cirúrgico em meio a transformação digital também precisa se atentar ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o uso e a preservação de dados pessoais dos cidadãos brasileiros.

Um dos maiores impactos da LGPD para os pacientes é que eles devem consentir com a utilização de seus dados. Já a instituição precisará recolher autorização explícita de seus clientes, bem como ser transparente sobre a utilização das informações, entre outras exigências que você pode conhecer clicando aqui.

Tanto quanto os dados são importantes para a transformação digital, no setor da saúde a LGPD é necessária para delimitar a maneira como as informações dos pacientes são tratadas. E além disso, definir melhor o conceito de dados sensíveis, que demandam um tratamento mais rigoroso pela instituição de saúde.

Os benefícios da tecnologia para o Centro Cirúrgico em meio a transformação digital

 

Como vimos, as vantagens que a tecnologia traz para os Centros Cirúrgicos são incontáveis.

Desde a melhoria na gestão do setor, passando pela padronização dos processos, pela agilidade nos serviços de rotina e pelos impactos positivos para o paciente. Os benefícios são incalculáveis!

Com as ferramentas disponíveis, atualmente, os CCs também ganham:

  • mais agilidade no atendimento e gestão, com o uso de sistemas que permitam agendamento de exames, salas de cirurgia, etc., além de melhorar a comunicação e interação entre equipe médica, paciente e gestão da área;
  • maior segurança nos dados e nos procedimentos, possibilitando o uso de equipamentos tecnológicos nas cirurgias, além de sistemas que armazenam dados, garantindo a redução de erros médicos e falhas humanas;
  • mais atenção na preservação da saúde, aumentando o foco em ações preventivas, permitindo que o paciente cuide da sua própria saúde e possa descobrir doenças crônicas de maneira precoce, para garantir tratamento adequado.

Não restam dúvidas de que o futuro da medicina está cada vez mais atrelado à evolução das tecnologias. Da recepção à ficha anestésica digital, é inegável dizer que a transformação digital veio para ficar. Além disso, ela pode se tornar peça-chave na ampliação da saúde e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Quer saber como a Anestech pode contribuir ainda mais para a transformação digital dos Centros Cirúrgicos? Clique aqui e saiba mais sobre a AxReg, nossa ficha anestésica digital completa e descomplicada.


           
Posts relacionados