Realidade aumentada na saúde: veja como funciona

Realidade aumentada na saúde: veja como funciona

Mais uma novidade tecnológica sendo incorporada ao setor de saúde e trazendo benefícios para pacientes e médicos: a Realidade Aumentada (RA). Por meio dela, a complexa anatomia humana ganha outra dimensão e os médicos adquirem muito mais precisão na análise de musculaturas, veias e órgãos. Além disso, podem escolher qual a melhor abordagem cirúrgica. Consequentemente, os procedimentos são feitos com muito mais segurança e os pacientes estão sujeitos a menos riscos.

Mas como funciona essa tecnologia que permite aos médicos atuar com muito mais precisão? Que mecanismos são usados para que os profissionais ganhem confiança na escolha do melhor procedimento cirúrgico? Qual a diferença entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual?

A seguir, vamos esclarecer todos esses pontos e mostrar como o setor de saúde não pode abrir mão dessa tecnologia. Acompanhe!

Saiba o que é realidade aumentada

O jogo Pokémon Go, lançado em 2016, em que jogadores usavam o celular para procurar pokémons virtuais em ambientes reais, foi responsável por popularizar a Realidade Aumentada. De lá para cá, a RA ultrapassou as fronteiras das plataformas recreativas e vem sendo usada em outros campos, inclusive na Medicina.

Por meios de softwares e dispositivos, a tecnologia de Realidade Aumentada integra o ambiente físico e o virtual, através da sobreposição de imagens. Com a RA, há uma projeção de elementos virtuais em nossa realidade, permitindo que se interaja com eles como se realmente existissem.

A junção das cenas computadorizadas ao mundo real permite uma visão privilegiada. Os objetos podem, por exemplo, ser sobrepostos ao vivo e observados em telas de smartphones e tablets ou óculos inteligentes (como o Google Glass) e capacetes de última geração que fornecem aos usuários um maior envolvimento, sem o uso das mãos, no controle de interfaces em sistemas e aplicativos. 

Embora a RA seja frequentemente associada à Realidade Virtual, as tecnologias se diferenciam, especialmente em relação ao meio onde os dados e os usuários estão inseridos.

Na RA, elementos virtuais são trazidos para o mundo real, mantendo o usuário em seu ambiente físico. É um contexto diferente da Realidade Virtual que transporta o usuário para o ambiente virtual.

Entenda os benefícios para a saúde

Como outras ferramentas, a RA tem funcionado como uma tecnologia capaz de impactar positivamente na experiência dos pacientes e no desempenho dos médicos. Provando que o setor de saúde se beneficia muito com a transformação digital.

Ao incorporar a Realidade Aumentada em sua rotina de trabalho, os médicos podem ter uma visão privilegiada dos órgãos do paciente. Além disso, pode localizar e visualizar lesões e identificar órgãos adjacentes que podem estar afetados.

Com a integração de exames como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, a Realidade Aumentada permite uma análise muito mais apurada do estado de saúde do paciente. No pré-operatório, o cirurgião consegue diagnosticar com mais precisão a enfermidade e avaliar as melhores alternativas para um procedimento mais ágil e seguro.

Outra aplicabilidade da RA que beneficia o setor de saúde é seu uso na telemedicina, como destaca este artigo. A tecnologia permite aos profissionais detectar, analisar e instruir tratamentos à distância, possibilitando atendimento especializado em locais remotos, mesmo que pacientes e médicos estejam distantes fisicamente. 

A formação de futuros médicos também vem se beneficiando com a Realidade Aumentada. Nos cursos de medicina ou nas residências médicas, a tecnologia é capaz de mostrar um procedimento médico em 3D ou tornar as aulas mais dinâmicas, possibilitando que os futuros profissionais tenham uma formação mais sólida e inovadora.  Este estudo trata do assunto, destacando que a RA “proporciona ao usuário uma maior precisão, segurança e eficácia nas cirurgias e outros procedimentos clínicos. É uma ferramenta de grande importância no ensino e formação de alunos e profissionais da área médica, pois permite a realização de mecanismos inovadores e aplicação de procedimentos com técnicas mais eficientes, além da minimização de erros”.

Veja como a Realidade Aumentada pode ser aplicada no centro cirúrgico

Uma tecnologia como Realidade Aumentada tem grande funcionalidade em um local estratégico como o centro cirúrgico. É nele que os procedimentos são realizados e as melhores soluções devem estar reunidas com o objetivo de salvar vidas.

Com a RA, cirurgiões podem ter uma segurança muito maior na realização de procedimentos, garantindo a redução de erros e falhas humanas. Esta reportagem mostra os benefícios da RA nas neurocirurgias, por exemplo, pois a tecnologia permite ao médico acessar todos os dados em um só lugar, sem desvio de atenção. Isso evita que ele tenha que olhar para as telas para acessar informações do paciente ou recursos aprimorados. O cirurgião não precisa interromper o fluxo de uma cirurgia delicada como a do cérebro e gasta menos tempo no procedimento. Além disso, a RA destaca as áreas cruciais e o orienta o médico sobre o caminho mais eficiente para atingir uma área problemática, como um tumor cerebral, e visualizar seus arredores.

A tecnologia de Realidade Aumentada nos centros cirúrgicos e em outros setores da saúde proporciona ao médico maior rigor, segurança e assertividade nos procedimentos e traz ao paciente muito menos riscos de falhas. 

Este conteúdo foi útil para você? Veja mais artigos em nosso blog! Aproveite e siga a Anestech nas redes sociais, estamos no instagram, facebook e youtube.

plugins premium WordPress